Marco Lucchesi, nosso imenso poeta lírico hoje

Amador Ribeiro Neto

A editora Global, como parte dos festejos que celebram seus 50 anos, acaba de publicar o livro “Melhores Poemas Marco Lucchesi”, pelo qual tive a honra e a felicidade de ser o organizador.

O próprio poeta convidou-me para esta tarefa, atribuindo-me mais responsabilidade e alegria.

Conheço e convivo com sua produção poética há décadas e sobre ela escrevo e publico com ciência e paixão, pois sua poesia move-me, o tempo todo, a inteligência e o coração.

Para este volume redigi um longo ensaio, a título de prefácio. Percorri livro a livro, dentre os selecionados, para a escolha dos melhores poemas deste poeta de poemas sempre absolutamente belos.

Abra seu coração e deixe pulsar sua inteligência ao lado dele. Os dois – coração e inteligência – baterão juntos, num acordo leve e espontâneo, como a mão esquerda e a direita, na feliz comparação cabralina.

E estire-se na rede, na espreguiçadeira, na cadeira mais confortável, no sofá, ajeite-se confortavelmente num cantinho da cama, ou vá para seu cantinho de leitura, o importante é que preserve o conforto para ler por um bom tempo, quase sem parar, pois você terá diante de si, poemas sublimes, belos, cativantes, delicados mimos líricos, deste que é um dos maiores – senão o maior – poeta lírico que temos hoje no país.

Salve! e muitos obrigados, Marco Lucchesi.

.

.

.

“A poesia de Marco Lucchesi é um dos memoráveis patrimônios de nossa produção artística. Ela vem tatuada na pele da mais fina sensibilidade. As revelações do mundo que opera, e a consequente instauração de uma linguagem própria, são luzes num mar jade sob azul celestial”

(Amador Ribeiro Neto, na quarta capa)

.

.

Deixe um comentário